São Paulo -   Política de atendimento  Contato  Home
Produtos básicos para a construção Produtos básicos para construção - Sapata de ferro para construção - Coluna de ferro para construção - Viga de ferro para construção - Armação de ferro para sapatas - Baldrame de ferro para construção



Acelerando sua obra

 
Ferro e aço para construção <>
Artefatos de concreto <>
Blocos de concreto <>
Lajes pré-moldadas <>
Telhas de concreto <>
Madeiras em geral <>
Elementos vazados <>
Piso de concreto <>
Telhas cerâmicas <>
Vasos cerâmicos <>
 

 

Entregas programadas
Ao comprar no
Portal das telhas, a sua
mercadoria é entregue na obra
com rapidez e segurança!
Grande São Paulo - Arujá - AlphaVille - Atibaia - Barueri - Bom Jesus dos Perdões - Caieiras - Cajamar - Campo Limpo Paulista - Carapicuíba - Cotia - Diadema - Embú das Artes - Embú Guaçu - Ferraz de Vasconcelos - Francisco Morato - Franco da Rocha - Granja Viana - Guarulhos - Ibiúna - Igaratá - Itapecirica da Serra - Itapevi - Itaquaquecetuba - Jandira - Jundiaí - Mairiporã - Mauá - Mogi das Cruzes - Nazaré Paulista - Osasco - Perús - Poá - Ribeirão Pires - Riacho Grande - Rio Grande da Serra - Santana de Parnaíba - Santo andré - São Bernardo do Campo - São Caetano do Sul - Sorocaba - Suzano - Taboão da Serra - Vargem Grande Paulista - Várzea Paulista

Lixo das construções

Nos grandes centros urbanos
do país, já há dificuldade
para se depositar o lixo das
construções tais como:
sobras, entulhos, etc...

...recicle!

A naturêza agradece.
SAPATA OU
GAIOLA
DE FERRO PARA
CONSTRUÇÃO

Gaiola ou sapata para construção

  

Sapata ou gaiola para construção.

Sapata e gaiola de ferro (aço CA-50)

Gaiola ou sapata de ferro para fundação
(aço CA-50)

     Uma construção começa com a fundação. A gaiola ou sapata é a fundação das pequenas construções, substituindo as estacas dos edifícios.

     Muitas pessoas perguntam. qual é e profundidade que deve se colocar a sapata ou gaiola?
- Não existe uma profundidade padrão para iniciar a fundação. A realidade, é que a construção deve estar fincada em solo duro. E como sabemos quando estamos em solo duro?
- Simples! Normalmente quando estamos no terreno onde vamos iniciar a obra, vemos um solo escuro. Este solo é bom para o plantio, mas não é bom para sustentar uma construção. Para chegar ao solo duro, devemos utilizar uma escavadeira(dessas manuais) e escavar até encontrar um solo alaranjado e arenoso. Sobre este tipo de solo, podemos colocar a sapata ou gaiola de ferro para iniciar a fundação.

Sapata e gaiola de ferro (aço CA-50)

Não importa a profundidade da vala, o importante é encontrar um solo argiloso e duro e neste solo é que deve ser colocada a gaiola e sapata de ferro (aço CA-50).

Outro fator importante é a altura da gaiola ou sapata que deve alcançar a vala do baldrame para que possa ser feita a amarração da ferragem.

Preencha o fundo da vala com concreto até cobrir completamente a sapata ou gaiola. Depois disso coloque uma capa de madeira bruta com as dimensões internas 5 ou 6 cm. maior do que as dimensões da sapata ou gaiola e preencha com concreto até atingir a linha da vala do baldrame. Deixe o concreto secar por pelo menos 5 dias antes de retirar a capa de madeira e aterrar o vão da vala da coluna da sapata ou gaiola.

 

Numa construção de casa térrea a sapata ou gaiola pode ser substituida pelo "radier", que consiste num tipo de plataforma de concreto armado sobre telas ou malhas pop.

Imagine um terreno encharcado! Se você pisar nesse tipo de solo, o pé vai afundar, sem dúvida! Porém se for colocado uma placa de madeirit (por exemplo) sobre esse solo, você pode pisar sem afundar porque o seu peso será distribuido sobre toda a placa. Assim funciona o radier.

Contudo se a construção tiver mais do que um pavimento, deve ser feita a fundação com a sapata ou gaiola de ferro, devidamente amarrada na ferragem do baldrame com arame recozido, afim de se executar uma fixação firme, aprumando e nivelando bem a sapata ou gaiola de ferro ao restante da fundação.

 

Voltar para a página da linha completa de ferro e aço

 
 
SAPATA (GAIOLA) DE AÇO CA-50 PARA FUNDAÇÕES DE CONSTRUÇÃO DE PRÉDIOS INDUSTRIAIS- SAPATA (GAIOLA) DE AÇO CA-50 PARA CONSTRUÇÃO RESIDENCIAIS - SAPATA (GAIOLA) DE FERRO AÇO CA-50 PARA CONSTRUÇÃO DE PRÉDIOS PÚBLICOS - SAPATA (GAIOLA) DE FERRO (AÇO CA-50) PARA CONSTRUÇÃO DE PRÉDIOS COMERCIAIS - SAPATA (GAIOLA) DE FERRO (AÇO CA-50) PARA CONSTRUÇÃO DE PRÉDIOS - SAPATA (GAIOLA) DE AÇO CA-50 PARA FUNDAÇÕES DE EM GERAL