São Paulo -   Política de atendimento  Contato  Home
Produtos básicos para a construção Produtos básicos para construção - Telha de concreto - Telha de concreto para residencias - Telha de concreto para chácaras



Acelerando sua obra

 
Ferro e aço para construção <>
Abrigos para botijão de gás <>
Meia canaleta de concreto <>
Placas de concreto p/piso <>
Pingadeiras de concreto <>
Mourões de concreto <>
Lajes pré-moldadas <>
Elementos vazados <>
Pisos intertravados <>
Caixas de inspeção <>
Blocos de concreto <>
Telhas de concreto <>
Tubos de concreto <>
Anéis de concreto <>
Guias de concreto <>
Blocos cerâmicos <>
Telhas cerâmicas <>
Pisos táteis <>
 

 

Entregas programadas
Ao comprar no
Portal das telhas, a sua
mercadoria é entregue na obra
com rapidez e segurança!
Grande São Paulo - Arujá - AlphaVille - Atibaia - Barueri - Bom Jesus dos Perdões - Caieiras - Cajamar - Campo Limpo Paulista - Carapicuíba - Cotia - Diadema - Embú das Artes - Embú Guaçu - Ferraz de Vasconcelos - Francisco Morato - Franco da Rocha - Granja Viana - Guarulhos - Ibiúna - Igaratá - Itapecirica da Serra - Itapevi - Itaquaquecetuba - Jandira - Jundiaí - Mairiporã - Mauá - Mogi das Cruzes - Nazaré Paulista - Osasco - Perús - Poá - Ribeirão Pires - Riacho Grande - Rio Grande da Serra - Santana de Parnaíba - Santo andré - São Bernardo do Campo - São Caetano do Sul - Sorocaba - Suzano - Taboão da Serra - Vargem Grande Paulista - Várzea Paulista

Lixo das construções

Nos grandes centros urbanos
do país, já há dificuldade
para se depositar o lixo das
construções tais como:
sobras, entulhos, etc...

...recicle!

A naturêza agradece.
TELHA DE
CONCRETO
TELHA

Telha de concreto

  

Telha de concreto coloridas.

Medidas uniformes
Espessura 12 mm.
Medida útil 32 x 30 cm.
Peso 4,7 Kg/pç.

     Além de bonitas e apresentarem um conjunto estético harmonioso e agradável à construção, as telhas de concreto, tem ao seu favor:

  • Mais leves do que as convensionais.
  • Hidrofugada. Uma menor absorção da água(por isso são mais resistentes).
  • Baixo índice de conditividade térmica.
  • São fáceis de transportar e aplicar.
Ref. Produto Cor Medida(cm.) Rendim. Peças p/carga
TECO-01 TELHA DE CONCRETO NATURAL 42X33X12 10,5 pc/m2 2.659 à 3.085
TECO-02 TELHA DE CONCRETO PÉROLA 42X33X12 10,5 pc/m2 2.659 à 3.085
TECO-03 TELHA DE CONCRETO GRAFITE 42X33X12 10,5 pc/m2 2.659 à 3.085
TECO-04 TELHA DE CONCRETO BEJE 42X33X12 10,5 pc/m2 2.659 à 3.085
TECO-05 TELHA DE CONCRETO DAMASCO 42X33X12 10,5 pc/m2 2.659 à 3.085
TECO-06 TELHA DE CONCRETO VERMELHA 42X33X12 10,5 pc/m2 2.659 à 3.085
TECO-07 TELHA DE CONCRETO CAFÉ 42X33X12 10,5 pc/m2 2.659 à 3.085
TECO-08 TELHA DE CONCRETO CHAMPAGNE 42X33X12 10,5 pc/m2 2.659 à 3.085
TECO-09 TELHA DE CONCRETO PÊSSEGO 42X33X12 10,5 pc/m2 2.659 à 3.085
TECO-10 TELHA DE CONCRETO BRANCA 42X33X12 10,5 pc/m2 2.659 à 3.085

     No processo de secagem das telhas de concreto, não há deformação pois a matéria-prima(concreto), não recebe nenhuma influência negativa do calor, permitindo então um acabamento perfeito e um encaixe preciso na colocação.

     Por ser mais leve, as telhas de concreto são fáceis de aplicar, dando um bom rendimento à mão-de-obra, evitando também a quebra no manuseio.

     Como peso total do telhado é menor, alivia bastante a fadiga do madeiramento utilizado na cobertura do imóvel

     As telhas de concreto coloridas devem atender aos requisitos da norma 13.858-2(NBR) da ABNT( Associação Brasileira de Normas Técnicas), com resistência de 250 Kg.

     Um projeto completo de telhas de concreto, devem ter todos os elementos acessoriais que vão desde cumeeiras, capa lateral, terminais esquerdo e direito, 3 e 4 vias, bem como as telhas translucidas. Veja abaixo os itens complementares:

Cumeeira para telha de concreto.

Utilizadas para finalizar 2 panos do telhado.
Comprimento 35 cm.
Consumo 3 peças por metro linear.
Peso 2,3 Kg.(cumeeira inicial) e 3,7 Kg.(cumeeira central).
Terminais para telha de concreto.

Utilizadas para acabamento dos beirais esquerdo e direito.
Comprimento 33 cm.
Consumo 3,3 peças por metro linear.
Peso 2,5 Kg.
3 e 4 vias para telha de concreto.

Utilizadas para unir 3 e 4 vias de cumeeiras.

Peso 4,7 Kg.(3 vias) e 6,0 Kg.(4 vias).
Capa lateral p/telhado com telha de concreto.

Utilizadas para acabamento dos beirais.
Comprimento 33,5 cm.
Consumo 3,3 peças por metro linear.
Peso 3,1 Kg.
Telha translucida para telhado de concreto.

Utilizadas nas áreas onde haja necessidade de
passagem de claridade
Com as mesmas dimensões das telhas de concreto.
Consumo 10,5 peças por m2.

     Há uma polêmica muito grande entre os fabricantes de telhas cerâmicas e telhas de concreto sobre o conforto, durabilidade economia e acabamento, porém cada um ressalta as vantagens de cada uma da telhas fabricadas pelas suas empresas. Contudo niguém destaca as desvantagens de uma ou outra telha.

     O objetivo do artigo abaixo procura ilustrar as comparações entre as telhas que são encontradas no mercado construtivo brasileiro e destacar algumas das características de cada uma. Os itens abaixo irão expressar de modo frio a comparação técnica entre as telhas conhecidas.

- Conforto

     Quando falmos do conforto, estamos ressaltando da construção terminada, isto é da sensação térmica que sentimos dentro da casa terminada. Aí se inicia uma das polêmicas entre os fabricantes das telhas. Os fabricantes de telhas cerâmicas farão a comparação da água dentro do pote de barro ou filtro cerâmico que é mais fresca ou fria do que a temperatura da água dentro da caixa d'água que tem tendência para ficar com temperatura mais alta e só não fica, por causa do grande volume.

     Quando fazemos a comparação da matéria prima de cada um desses utensílios é óbvio de temos uma idéia formada pela comparação de cada um deles. Porém, quando falamos do conforto, estamos ressaltando a sensação térmica pura e simples. Então a propagação do calor ou frio, é o que devemos levar em consideração.

     Para isso, o que temos de fazer inicialmente e conhecer um pouco mais sobre propagação do calor. Sabemos que as côres escuras são mais sussetíveis de propagar mais o calor do que as cores leves. Uma experiência simples nos dará uma idéia melhor: Uma vela preta, colocada no sol durante o dia irá derreter mais rapidamente do que uma vela branca. Isto ocorre porque a vela preta com pigmentação escura propaga mais o calor do que a vela branca com ausência de pigmentação. Com as telhas ocorre o mesmo fenômeno. Se pegarmos algumas telhas de concreto na cor damasco e algumas telhas cerâmicas e montarmos uma pequena estrutura idêntica durante um dia de sol e debaixo dessas estruturas colocarmos uma vela da mesma cor, veremos que as velas vão se deformarem de forma parecida, pois a telha damasco tem uma pigmentação de cor parecida com a pigmentação da telha cerâmica. Contudo se fizérmos o mesmo teste utilizando uma telha grafite e a mesma telha cerâmica, veremos que a deformação irá ocorrer mais rapidamente na vela sobre a a telha de concreto na cor grafite. Todavia se fizérmos o mesmo teste utilizando uma telha perola ou branca os resultados serão inverso.

     Podemos concluir então que o material empregado na fabricação de uma telha ou outra, inside pouco na propagação do calor, mas a cor sim!

     Como estamos num país de dimensões continental temos de considerar que o conforto deve levar em consideração, a temperatura média da região onde está a construção. No sul onde a temperatura é mais baixa as côres mais escuras tem capacidade de aquecer mais rapidamente o ambiente, já no norte e nordeste as côres leves evitam um aquecimento maior, tornando a moradia mais confortável.

- Durabilidade

     A durabilidade das telhas, dependem exclusivamente da absorção do material que são fabricados. Com certêza a telha de barro tem uma maior absorção d'água do que a telha de concreto! Desse modo a manutenção de um telhado com telhas cerâmicas fica mais vulnerável à quebras do que um telhado com telhas de concreto, porém devemos lembrar que o processo da engoba em poliéster torna a telha cerâmica mais impermeável do que a telha de barro comum, contudo mais caras.

     No manuseio e no transporte, as telhas de concreto levam uma ligeira vantagem, por isso muitos fabricantes das telhas de barro resolveram embalar uma pequena quantidade de telhas com plasticos obrigando o carregamento em carrinhos ou nos ombros ao invés de "jogar".

     Outra recomendação dos fabricantes de telhas de barro é que se faça a manutenção do telhado apenas com o tempo sêco e se utilize pranchas de madeira para caminhar sobre as telhas.

- Economia

     Fabricadas sob a NBR 13.858-2 as telhas de concreto tem normas e padrões definidos e independente do fabricante as dimensões devem atender a estas normas rigorosamente. Por isso no quesito economia, a comparação entre as telhas não pode desconsiderar o tipo da telha de barro que pode ser:

a) - Americana
b) - Francesa
c) - Italiana
d) - Plan
e) - Portuguesa
f) - Romana
     Cada uma dessas telhas tem um rendimento diferente por causa das suas dimensões e encaixe.

     A telha de concreto tem um rendimento de 10,5 peças por metro quadrado. O certo e fazer a comparação dos valores por metro quadrado ao invés de fazer por peça.

- Acabamento

     Claro que o acabamento depende muito do profissional que foi contratado para realizar o serviço. Porém o processo de fabricação influencia muito nas dimensões de cada uma das peças. Nesse quesito, há uma pequena vantagem da telha de concreto pois não sofre a queima em fornos, por isso não deforma, já que a secagem ocorre pelo processo de cura dos compostos após a prensagem que dá o formado à telha.

     Por ter formato e dimensões idênticas, as telhas de concreto tem um ancaixe perfeito sem haver a necessidade de refugar, como ocorre com a telha de barro, menos uniformes.

Colocação das telhas de concreto.

As telhas de concreto devem ser aplicadas de baixo para
cima, e da direita para a esquerda.


Telhas de concreto (inclinação do pano).

     A inclinação do pano é fator importante na feitura do telhado. Para inclinações maiores do que 96%, que equivale a um ângulo superior a 43º (graus), recomenda-se amarrar as telhas de concreto, utilizando arames galvanizados, pregos ou outros artefatos apropriados.



Telhas de concreto (pingadeira).

     Se as telhas de concreto iniciais, forem utilizadas como pingadeiras, deve-se deixar a metade da capa lateral direita cobrindo a tabeira, protenjendo-a dos interpéries.



Telhas de concreto (capa lateral).

     Se for utilizar a capa lateral, deve-se colocá-la, deixando parte dela protejendo a tabeira lateral.



Telhas de concreto (rufos).

     Se for utilizar o rufo ou quaisquer outros acessórios, as telhas de concreto, devem serem colocadas faceando a tabeira lateral direita. Contudo para que a lateral esquerda receba o mesmo acabamento, o telhado deve ter sido modulado corretamente com a largura útil de 30 (trinta) centímetros.



Telhas de concreto (água furtada).

     Para instalar as telhas de concreto na água furtada, é necessário cortá-las utilizando maquinário apropriado para um melhor acabamento.



Telhas de concreto (cumeeiras).

     Um cuidado que deve ser bem observado no acabamento, é a cumeeira. Para que o acabamento do telhado fique perfeito, as telhas de concreto devem estar muito bem cortadas.