São Paulo -   Política de atendimento  Contato  Home
Anéis de concreto p/ construção Tubos de concreto armado - Tubo de concreto para fossa - Tubo armado para águas pluviais - Anéis de concreto para poço - Anéis de concreto para fossa



Acelerando sua obra

 
Abrigos para botijão de gás <>
Meia canaleta de concreto <>
Placas de concreto p/piso <>
Pingadeiras de concreto <>
Mourões de concreto <>
Lajes pré-moldadas <>
Elementos vazados <>
Pisos intertravados <>
Caixas de inspeção <>
Blocos de concreto <>
Telhas de concreto <>
Tubos de concreto <>
Anéis de concreto <>
Guias de concreto <>
Blocos cerâmicos <>
Telhas cerâmicas <>
Pisos táteis <>
 

 

Entregas programadas
Ao comprar no
Portal das telhas, a sua
mercadoria é entregue na obra
com rapidez e segurança!
Grande São Paulo - Arujá - AlphaVille - Atibaia - Barueri - Bom Jesus dos Perdões - Caieiras - Cajamar - Campo Limpo Paulista - Carapicuíba - Cotia - Diadema - Embú das Artes - Embú Guaçu - Ferraz de Vasconcelos - Francisco Morato - Franco da Rocha - Granja Viana - Guarulhos - Ibiúna - Igaratá - Itapecirica da Serra - Itapevi - Itaquaquecetuba - Jandira - Jundiaí - Mairiporã - Mauá - Mogi das Cruzes - Nazaré Paulista - Osasco - Perús - Poá - Ribeirão Pires - Riacho Grande - Rio Grande da Serra - Santana de Parnaíba - Santo andré - São Bernardo do Campo - São Caetano do Sul - Sorocaba - Suzano - Taboão da Serra - Vargem Grande Paulista - Várzea Paulista

Lixo das construções

Nos grandes centros urbanos
do país, já há dificuldade
para se depositar o lixo das
construções tais como:
sobras, entulhos, etc...

...recicle!

A naturêza agradece.
TUBOS DE
CONCRETO
ARMADO
ANÉIS

Tubos de concreto armado

  

Tubo de concreto armado

     O tubo de concreto armado é muito utilizado para a captação e condução de águas pluviais, esgoto sanitário e efluentes industriais ou para a canalização de córregos e galerias técnicas. Sempre que utilizados no transporte de qualquer tipo de líquido, são assentados de forma a proporcionar o escoamento por gravidade, sob pressão atmosférica e não mecânica.

     O desempenho de uma obra de drenagem realizada com tubo de concreto depende da qualidade do produto, que deve ser fabricado de  acordo com as normas da ABNT, e também da qualidade do projeto, que precisa seguir as regras que determinam fatores como os limites de velocidades, declividades, dimensionamento estrutural e hidráulico, entre outros..

     Existem basicamente dois tipos de tubos de concreto no mercado: os de junta elástica e os de junta rígida. Eles se diferenciam por sua finalidade, seção transversal e classe de resistência. O tubo de concreto de junta eléstica pode ter o sistema de encaixe do tipo ponta e bolsa ou macho-e-fêmea, sempre com a utilização de anéis de borracha para garantir a estanqueidade no transporte de esgoto sanitário ou efluentes industriais.

     Já o tubo de concreto de junta rígida é utilizado em processos de drenagem, menos para o transporte de esgoto sanitário, já que os sistemas de encaixe são rejuntados com argamassa de concreto em vez de anéis de borracha, o que oferece riscos de contaminação do subsolo e do lençol freático.

     Os tubos de junta elástica apresentam exigências técnicas mais severas que os tubos de junta rígida e também são mais caros que o outro modelo. Entre todos os tipos de tubos, os de junta elástica para cravação, também chamados de "jacking pipe", apresentam custos mais elevados por possibilitar a execução de obras de drenagem com as menores interferências na superfície.

     As normas técnicas da ABNT são diferentes para cada tipo de produto. O tubo de concreto de seção circular destinado à captação e condução de águas pluviais e esgoto sanitário devem ser fabricados de acordo com a NBR 8890/2007. Já o tubo "jacking pipe" recebem tratamento diferenciado e deve ser fabricado e controlado tecnicamente pela NBR 15319/2007.

     A instalação dos tubos é um dos primeiros trabalhos a serem desenvolvidos na obra junto com os serviços de terraplenagem. Recentemente foi aprovada a NBR 15645 que regulamenta os critérios técnicos a serem empregados na execução de obras com tubo de concreto.

     Os tubos podem ser armazenados no canteiro para uso posterior, desde que de forma correta. O aconselhado é que os produtos sejam estocados na posição vertical, evitando esforços mecânicos desnecessários que poderiam ser causados na posição horizontal. Além disso, é importante que não sejam colocados muito próximos às extremidades das valas, pois podem gerar sobrecargas não previstas e contribuir para a ruptura do solo e fechamento da vala.

     É possível encontrar fabricantes de tubos de junta rígida em todo o Brasil, porém, não acontece o mesmo com os de junta elástica, já que 95% dos fabricantes desse produto concentram-se nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste. Durante a aquisição, é preciso verificar se o produto atende às exigências das normas técnicas e se as especificações dos tubos são as ideais para o projeto que vai ser instalado.

     Na realidade, a meia cana é literalmente um tubo de concreto simples cortado ao meio no momento em que é retirado da forma, por isso é que é chamado de meia cana ou meio tubo. Saiba mais sobre meia cana de concreto