title>Elementos vazados de concreto veneziana decorativo reto
Elemento vazado de concreto veneziana
Horário de atendimento:
08:00 às 12:00 hs
13:00 às 18:00 hs.








Acelerando sua obra

Elemento vazado de concreto                



     Os elementos vazados de concreto são peças pré-moldadas em fômas de dormir(24 horas), vibradas para eliminar as bolhas e porosidades.

     Outra característica importante dos elementos vazados de concreto é a redução do custo da alvenaria pois não requerem acabamento e podem serem utilizados para divisão de ambientes ou mesmo na alvenaria principal em vãos entre vigas e colunas. Em alguns casos a redução pode bastante substancial, pois os elementos vazados são peças acabadas, bastando tão sómente a instalação que a obra estará pronta.

     Também conhecidos como "cobogós", os elementos vazados de concreto tem orgulho de serem genuinamente brasileiros pois foram desenvolvidos pelos engenheiros Coimbra, Boeckmann e Gois. Essa terminologia, é a união das 2(duas) primeiras letras de cada um dos sobrenomes desses engenheiros.





Elementos vazados de concreto reto
Este tipo de elemento vazado de concreto é fabricado com 1, 2, 4, 9, 15, 16 e 25 furos quadrados e 16 furos redondos para ventilação e luminosidade ou para colocação de vidro para iluminação de ambientes.

Elementos vazados de concreto diagonal
Este tipo de elemento vazado é fabricado apenas com 16 furos quadrado para iluminação e ventilação de ambientes, direcionando o fluxo de ar.

elementos vazados de concreto diagonal
elementos vazados de concreto decorativo

Elementos vazados de concreto decorativos
Este tipo de elemento vazado de concreto tem apenas a função decorativa em diversos padrões para muros, sacadas, garagens e diversos ambientes externos.

Elementos vazados de concreto veneziana
Com lâminas retas, este tipo de elemento vazado de concreto é apropriado para dar passagem do fluxo de ar e iluminação aos ambientes internos da construção. Este elemento vazado tem outra característica singular, pois pode ser assentado horizontal ou verticalmente. Quando assentado verticalmente, o elemento vazado com lâmina reta aumenta em muito a resistêcia da alvenaria pois suas lâminas funcionam como pilares.

Elementos vazados de concreto veneziana
Com lâminas inclinadas, este tipo de elemento vazado de concreto impede a passagem de águas da chuva, e ao mesmo tempo da permite a passagem do fluxo de ar(ventilição) e alguma luminosidade.

Elementos vazados de concreto Ref-8
Com 1(uma) lâmina inclinada. o elemento vazado de concreto se parece com um bloco de concreto e pode ser utilizado como parte da alvenaria principal pois além dos encaixes, ainda tem ranhuras na lateral permitindo a armação com ferro de até 3/8". Com a sua inclinação, o elemento vazado Ref-8 impede a passagem das águas das chuvas, porém dá pouca luminosidade, mas permite a passage do fluxo de ar.

- Assentamento do elemento vazado

     Para o assentamento do elemento vazado de concreto, deve ser utilizado o traço T:4, isto é (5:1 Areia e cimento). A junta deve ter pelo menos 1,0 centímetro de espessura. No assentamento de apenas um elemento vazado em abertura de parede, deverá ser estendida uma camada de argamassa na parte inferior da abertura ou vão, e nas partes laterais e superior do elemento vazado, colocando-o na abertura preenchendo horizontal e verticalmente as junções com a parede.

- Isto ocorre, se o vão ou abertura da parede tiver a mesma dimensão do elemento vazado!

     Se o vão ou abertura da parede for muitas vezes maior do que as dimensões do elemento vazado, deve-se fazer o assentamento em fiadas horizontais consecutivas, até o fechamento completo do vão ou abertura. Antes de ser iniciado o assentamento, deverão ser marcadas as juntas afim de se garantir um número inteiro das fiadas. Alguns elementos vazados de concreto não ficam bem assentados depois de serem cortados.(Mesmo com máquina de precisão).

     O assentamento deverá ser iniciado pelos cantos ou extremidades do vão ou abertura da perede, colocando um elemento vazado sobre a argamassa préamente estendida nos dois cantos e posteriormente esticar uma linha de pedreiro para garantir o prumo e a horizontalidade da fiada.

     Se a espessura da parede não coincidir com a do elementos vazados, faça o alinhamento por uma das faces(interna ou externa), ou então, pelo eixo da perede. Utilize sempre um prumo de pedreiro e faça verificações constantes do alinhamento vertical das fiadas do elemento vazado.

     Alguns tipos de elementos vazados de concreto são irregulares, como nos casos dos elementos vazados veneziana. Neste caso, o ponto de contato é feito apenas pelo eixo da coluna lateral. Utilize então o mesmo traço de argamassa com pouca água(mais consistente), afim de que o peso do elemento vazado não prejudique a medida da junta(1,0 centímetro).



Escritório:   Rua Juca Mendes, 311 - Vila Carrão - São Paulo - SP (11) 3487-4239